A 5ª Edição do São Paulo Restaurant Week, evento gastronômico que movimentou a capital paulista entre os dias 31 de agosto e 13 de setembro, registrou um movimento enorme. Durante a maratona gourmet mais de 400 mil pessoas visitaram os 201 restaurantes participantes, prova de que a proposta do evento está consagrada na cidade. "Isso é a democratização da gastronomia, conseguimos o nosso objetivo", comemora feliz o organizador do evento, Emerson Silveira, empresário da área de gastronomia que trouxe o Restaurant Week para São Paulo.
Um dos motivos do grande sucesso do evento foi a adesão de novos e importantes nomes da gastronomia paulistana como Brasil à Gosto, Le Buteque, Antiquarius, La Pasta Gialla de Sergio Arno, o La Brasserie Erik Jaquim, Eau, Porto Rubayat, além da participação de veteranos no festival como Obá, Café Journal, La Marie, La Risotteria, Passaparola , Thai Gardens (foto), Capim Santo, Chakras, entre outros igualmente importantes.
A animação nos restaurantes foi observada durante todos os dias de evento e a grande festa gastronômica contagiou funcionários e clientes. O resultado foi o registro de casas lotadas e proprietários satisfeitos. "Durante o Restaurant Week, tivemos duas grandes oportunidades: a primeira de apresentar o melhor da culinária portuguesa a um número bem maior de apreciadores e a segunda foi a de nutrir a esperança de tantas crianças abraçada pela Ação Criança" declarou Thales Martins, proprietário do Antiquarius, respeitada casa de cozinha portuguesa, que observou a presença de um público mais jovem que o habitual nas duas semanas de Restaurant Week.
Outra casa que também teve grande destaque nesta edição foi o Porto Rubaiyat, participando pela primeira vez e registrando um movimento diário em torno de 800 pessoas, 400 no almoço e 400 no jantar. Aos domingos, a casa chegou a receber 600 pessoas só no horário do almoço. "Eu acredito no Restaurant Week por ser um evento de caráter filantrópico. Além de privilegiar o cliente que pode conhecer restaurantes diferenciados, também ajuda crianças necessitadas", declara o proprietário e chef Carlos Iglesias, que precisou importar funcionários de outras casas do grupo para dar conta do movimento.
O agitado Obá (foto), um dos mais animados em todas as edições do Restaurant Week, manteve o sucesso de outras edições, triplicando seu movimento em comparação com dias normais. "Estamos muito contentes com o resultado, tivemos bom movimento nos dois períodos. Além disso, percebemos um aumento no número de reservas e também de pessoas a procura pelo menu do Restaurant Week no jantar" comenta Hugo Delgado.
O chef Frances Erick Jacquin, do La Brasserie, que aderiu ao SPRW de tanto que os clientes falaram "nesse tal week", ficou bastante satisfeito com o retorno do evento. Seu restaurante registrou o dobro de movimento no almoço e Erick revelou que o São Paulo Restaurant Week foi uma "bela experiência". "Nunca preparei tantos Boeuf Bourguignon em minha vida", um dos pratos de seu cardápio durante a maratona gourmet.
Marisa Ferraz, responsável pelo Grupo Segato (restaurantes La Risotteria e Passaparola) comentou: "A edição de inverno 2009 do São Paulo Restaurant Week foi uma grata surpresa. O público participante compreendeu melhor o espírito de 'Tour Gastronômico' proposto pelo evento, trazendo ao restaurante clientes mais interessados em conhecer nossas especialidades", analisou, completando: "O ótimo nível de apoiadores e patrocinadores, além de uma maior adesão de restaurantes com diferentes propostas, incluiu definitivamente o SPRW no calendário de eventos da cidade de São Paulo".
Os proprietários das casas gostaram tanto da movimentação que, após o encerramento oficial do evento, resolveram estender seus menus promocionais do Restaurant Week por mais alguns dias, como os restaurantes Shintori, Bolinha e Casinha de Monet. O Antiquarius passou a oferecer um menu executivo para o almoço e o restaurante Porto Rubaiyat anunciou que reduzirá o preço do bufê (foto) para torná-lo mais atraente a outras faixas de público, atribuindo a mudança ao sucesso do Restaurant Week.
O valor total de arrecadações da 5ª Edição do SPRW, destinado para a Fundação Ação Criança, será divulgado até o final do mês de setembro. A próxima edição do Restaurant Week acontece em novembro, na cidade do Rio de Janeiro, segundo informa Fernando Reis, diretor da Mica, a realizadora do evento.
Mais informações no site http://www.restaurantweek.com.br/
Fonte: Denise Cavalcante Assessoria de Imprensa - 24/09/09
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