Para Adri Vicente Junior, diretor da Food Service Company, é essencial oferecer mix de produtos aos clientes: e as redes perceberam isso
O restaurante fast-food especializado em massas agora vende cada vez mais saladas. A rede de sanduíches tem café e pão de queijo. O especialista em comida árabe vende doces portugueses e muitos lanches. Hoje em dia as principais redes de comida rápida do Brasil estão de cara nova: deixaram de apostar todas as fichas em apenas um tipo de produto e investem para ampliar as opções de seus cardápios. “No fast-food, o foco em um só produto está acabando. Os cardápios estão mais amplos, até mesmo parecidos. É uma característica do mercado, que obriga esta adaptação dos empreendedores”, afirma Adri Vicente Junior, diretor da Food Service Company, empresa de planejamento, concepção e execução de empreendimentos gastronômicos.
De acordo com o especialista, o cliente agora quer – e precisa - otimizar seu horário de refeição e, assim, encontrar o que precisa no mesmo ambiente. “Os estabelecimentos perceberam essa necessidade e têm se adequado. Um primeiro exemplo é o McDonald’s, antes uma lanchonete, mas agora também uma cafeteria. Mas este movimento se intensificou nos últimos tempos. O Habib’s é hoje muito mais do que uma rede de comida árabe: tem lanches e até Pastel de Santa Clara, doce português. O Spoleto já não tem só massa: vende muito saladas e complementos”, diz Vicente Junior.
Esta mudança é também uma forma de os empreendedores “sobreviverem” a regras dos shoppings centers. “É extremamente comum que a direção do shopping queira um mix de gastronomia interessante para seus clientes, ou seja, que haja em sua praça de alimentação opções de lanches, saladas, culinária japonesa etc. O restaurante aceita a exigência e mantém sua expertise em determinado setor, mas acaba ampliando o cardápio para outras especialidades”, relata o diretor da Food Service Company.
Os exemplos de estabelecimentos que ampliaram o zoom são claros. A rede Baked Potato, conhecida pela comercialização de batatas assadas com recheio, passou a servir nhoque, strogonoff e arroz. Assim como a Subway, que ainda tem como ponto forte os sanduíches, mas oferece também saladas, e a Pizza Hut, com massas, saladas e até nachos.
“O mercado de alimentos está aquecido. A consequência é que a concorrência também aumenta. Antes pizzarias e casas com sistemas de bufê não disputavam os mesmos clientes, mas agora, como tempo é dinheiro, o restaurante que fisgar o cliente pela variedade de seu cardápio – desde que haja qualidade - ganha a disputa”, ressalta Adri Vicente Jr.
A Food Service Company
Localizada em São Paulo, a Food Service Company é a única empresa do Brasil especializada em entregar restaurantes, refeitórios e hotéis completamente prontos, em um “pacote cheio”, incluindo planejamento financeiro (de custos e receita, por exemplo), sem que o proprietário precise se desgastar atrás de fornecedores e mão de obra ou se preocupar se o negócio dará certo.
Especializada na área de gastronomia, a empresa está há 24 anos no mercado. Recentemente focou suas atuações em avaliações de negócios e, assim que aprovados, na entrega total deles. A lista de clientes da empresa inclui nomes de peso na gastronomia nacional, como Fran’s Café, Dulca, Café do Ponto, Pizza Hut, Sadia e Vivenda do Camarão. Mas nos últimos anos, com o crescimento da economia brasileira, empresas de outras áreas e novos empreendedores têm procurado os serviços.
A Food Service Company tem dois escritórios no Estado de São Paulo, na capital e na cidade de Valinhos. Isso porque o interior paulista tem crescido a passos largos no ramo alimentício. Com as duas unidades, a empresa tem atendido em todo o Brasil, especialmente as regiões Centro-Oeste e Nordeste.
Divulgação: Atelier de Imagem e Comunicação - Tel.:(11) 3807-6146
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